Janeiro chega ao último dia com alta de 80% no número de PMs mortos no RJ

Agente chora durante enterro do sargento Artur Fernando Riberio Moura, morto no dia 27 em Copacabana (Foto: Reprodução/TV Globo)
Chega ao fim o mês de janeiro e, até a noite desta segunda-feira (30), 18 policiais militares do Rio de Janeiro morreram; outros 42 foram feridos. Dos mortos, quatro estavam em serviço, 12 de folga e outros dois eram PMs aposentados. Isso corresponde a um aumento de 80% nos casos comparado com o mesmo mês de 2016, quando dez PMs foram mortos - um estava de serviço e nove de folga.

São dados que demonstram como o recrudescimento da violência no estado atinge diretamente a corporação. Os altos índices de letalidade e a calamidade financeira do estado são apontados como fatores que têm contribuído para corroer o psicológico de PMs, que cada vez mais têm procurado atendimento especializado para solucionar questões associadas à sanidade mental.

"Uma coisa que a gente ouve muito é que com esse atraso de inativos e de pensionistas, o policial não pode morrer. Por que o que será da família dele se, além de perder o pai, vai ficar sem salário? E aí, a gente percebe que essas mortes vulnerabilizam muito o policial", diz o chefe do Núcleo Central de Atendimento Psicológico da PM, tenente-coronel Fernando Derenusson.

O oficial ressalta que, só em 2016, o núcleo concedeu 1.398 pedidos de licença a militares que declararam estar impossibilitados de trabalhar por problemas psicológicos ou psiquátricos. Um número que, segundo o chefe do setor, significa atualmente aproximadamente 4% do efetivo da corporação, que hoje conta com 47 mil homens.

Como chefe da seção, Derenusson acompanha de perto o que a derrocada do Estado tem causado à categoria. Grande parte tem sofrido de distúrbios e reclamado da falta de salários e cargas horárias incompatíveis. Só no último ano, a ampla maioria dos atendimentos (46%) foi feita a policiais da ativa - aqueles que estão envolvidos diretamente no policiamento ostensivo.
Defasagem de profissionais

A quantidade de atendimentos é expressiva - 20 mil policiais foram atendidos em 2016 -, mas pequena diante do universo de quase 300 mil pessoas que o setor psicológico da corporação poderia atender. O tenente-coronel considera insuficiente o número de profissionais disponíveis para suprir a demanda.

"A procura, tanto pela psicologia quanto pela psiquiatria, está refletindo o aumento da pressão que a Polícia Militar vem sofrendo. Existe uma crise, aumenta a violência na sociedade. Aumenta a violência, aumenta a exposição do policial a estresse pós-traumático, ao trauma, ao risco. Então, aumentou, sim, a procura por atendimento por causa dessa crise", diz o oficial.
Somados os fatores crise financeira e aumento da violência, o oficial ressaltou que o policial tende a ficar mais vulnerável. Uma das questões que têm afligido a tropa, por exemplo, é a indefinição sobre o aumento da contribuição previdenciária. Esta semana o Governo do Rio deve apresentar à Assembleia Legislativa um novo pacote de medidas de austeridade e uma delas incluirá o aumento da alíquota.

Ao todo, a equipe que atende a PMs é composta por 98 psicólogos, sendo que 32 deles atendem em batalhões e outros 29 em unidades de saúde da PM - dois hospitais e quatro policlínicas. Os outros profissionais são distribuídos em unidades administrativas ou de instrução militar.

Além de psicólogos, a equipe também conta com quatro psiquiatras designados para atender a casos mais críticos nos quais o policial precisa, por vezes, ser afastado de acordo com avaliação clínica.

Derenusson conta que, em 2015, o número de psiquiatras na corporação foi cortado pela metade (antes eram oito). Hoje, ele considera que não há psiquiatras suficientes para atender aos 47 mil homens. Para sanar o problema, o oficial defende a realização de um concurso para repor os profissionais que foram cortados.
Fórum debate vitimização de PMs

É com o objetivo de analisar os números levantados pelo Núcleo de Atendimento Psicológico que a PM vai realizar nesta terça-feira (31) o Fórum de Policiais Mortos e Feridos. Um dos dados que serão apresentados a comandantes de batalhões indica que 40% dos PMs que são afastados pelo setor psiquiátrico está há cinco anos na corporação e a maioria é de Unidades de Polícia Pacificadora.

A divulgação faz parte do Programa Permanente de Capacitação Continuada da PM, iniciado no ano passado, que tem como meta reduzir a letalitade por meio de treinamentos específicos que ajudem os mlitares a tomarem decisões mais assertivas quando diante de alguma ameaça.

"São 15 dias que o projeto encampa determinada unidade, e ali, o policial já é logo recebido por uma equipe médica que faz uma bateria de exames: avalia pressão, acuidade visual, capacidade de percepção. Depois, [o PM] vai para uma bateria de análises psicológicas, para, depois, ele ser lançado numa bateria de treinamentos no Centro de Instrução Especializada de Tiro", explicou o coordenador de Comunidação Social da PM, major Ivan Blaz.


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares