Capitania dos portos realiza operação verão no interior cearense.

Nossa reportagem esteve na tarde do último sábado 14, com o Tenente Francisco do Horizonte da Marinha do Brasil, ele que na companhia de mais dois suboficiais e um marinheiro estão empenhados da capital as cidades interioranas na operação Verão. O objetivo da operação é dar tranquilidade aos banhistas no período de férias onde tendem aumentar o número de embarcações e por seguintes aumentam os usuários das mesmas, então a Marinha aproveita para orientar banhistas e condutores de veículos aquáticos.

Com a maior intensificação dos veículos aquáticos e os banhistas existe uma maior preocupação da Marinha em conscientizar os operadores de embarcações e meios esportivos como é o caso do Jet SKi para que os conduzam com responsabilidade, mantendo sempre a prudência para evitar acidentes nos mares e açudes do Ceará.

A operação Verão que teve início dia 15 de dezembro e se estenderá até 1º de março de 2017, está através da capitania dos portos fiscalizando orientando e apreendendo quando há necessidade da medida mais severa.
Para o tenente Horizonte o maior vilão nos acidentes aquáticos não foge muito da realidade dos acidentes nas rodovias, a falha humana sempre tem sido a maior causa de acidentes nos mares, rios, açudes e lagos. A imperícia dos operadores das embarcações muitas vezes a pessoas sem preparo acha que sabe e deve pilotar um determinado equipamento nas águas e acaba provocando acidentes.

Do dia 15 de dezembro até o dia 14 de janeiro foram mais de 300 embarcações abordadas pelo menos 70 notificações emitidas por diversos fatores e 04 embarcações (Jet Ski) foram apreendidas e conduzidas ao pátio da capitania dos portos. O tenente disse está satisfeito pelo fato de até o momento não ter havido nenhum acidente e espera fechar a operação sem problemas relacionados a acidentes.

Vale salientar que para pilotar uma moto-aquática o procedimento é idêntico ao de um cidadão que irá tirar sua CHN para dirigir um veículo. Para o piloto das águas se faz necessário: aulas práticas e uma prova de 40 questões onde o aluno necessita acertar pelo menos 20 questões para conseguir sua habilitação. Portanto qualquer embarcação que tenha motor o piloto tem obrigação de ter sua habilitação.


Em virtude da excelente campanha feita ela Marinha na questão de orientar, segundo o Tenente Horizonte esse trabalho tem surtido um resultado positivo, um exemplo está no açude do trussú e Orós onde existem travessias e já é possível ver mudanças como: passageiros de coletes, número ideal de pessoas por embarcação etc. para o tenente esse resultado é gratificante por que significa dizer que o trabalho desempenhado pela capitania tem sido eficiente.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares