Várzea Alegre, Lavras, Granjeiro e Cedro ficaram fora do programa seguro safra 2016.

Presidenta do sindicato Menésia Simeão explica município fora do seguro safra
A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Menésia Simeão Leonardo explica porque municípios como Várzea Alegre, Lavras, Granjeiro e Cedro ficaram fora dos pagamentos do programa seguro safra.

A presidenta diz que enquanto movimento sindical a categoria tem questionado muito no que se refere às chuvas, o fato é que mesmo tendo sido registrados mais de 900mm de chuva no município, essas chuvas não tiveram boa distribuição o que provocou a perda da lavoura. Se em janeiro choveu bem, em fevereiro não houve registros de chuva o que prejudicou o rendimento da plantação.

Segundo Menésia, os órgãos competentes avaliam vários quesitos para que um município seja contemplado com o programa emergencial, e um desses quesitos é exatamente a chuva. O que para os órgãos do governo federal Várzea Alegre registrou boas precipitações, mais como já havia colocado a presidenta essas chuvas foram má distribuídas e a safra prejudicada.

Segundo a presidenta foram feitos e enviados relatórios por parte do Sindicato, Ematerce, secretaria de desenvolvimento agrário na tentativa de esclarecer esse problema das chuvas que não foram sequenciais, mais pelo menos até este mês de setembro Várzea Alegre como as cidades vizinhas continuam sem serem contempladas.


Menésia informou que dos 184 municípios do estado do Ceará apenas 84 entraram em folha, e a mesma afirma que não vale apena ficar gerando expectativa que nos meses subsequentes os municípios possam ser enquadrados, uma vez que mesmo mediante as movimentações já feitas pelos órgãos competentes da Várzea Alegre, na tentativa de explicar a questão da má distribuição das chuvas, não foi possível obter um resultado satisfatório.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares