Aposentado constrói jardim às margens da BR-230

O aposentado cuida de tudo sozinho. Irriga as plantas, limpa, capina e poda, além de todas as despesas terem corrido por sua conta ( Foto: Wandemberg Belém )
Várzea Alegre O que você pode fazer para sua cidade ficar mais bonita, agradável e ter harmonia com o meio ambiente? Não basta reivindicar; é preciso agir. Um exemplo vem desta cidade, na região Centro-Sul cearense. Um aposentado resolveu mudar um pouco a paisagem do bairro onde mora. Iniciou sozinho há quase dois anos a construção de um jardim às margens da BR-230. A iniciativa de Juciê Costa surgiu com a ideia de embelezar a comunidade e melhorar o acesso para os moradores.
O verde do gramado se espalha por grande parte da barreira de contenção. As cores e a beleza das flores também estão presentes. Diversas espécies de plantas ornamentais, nativas e frutíferas foram plantadas no jardim construído, na margem direta da BR-230, entre os bairros Patos e Riachinho, na periferia.
As plantas começaram a ser cultivadas em maio de 2014. "O meu sentimento e a minha força de vontade eram de mudar um pouco o cenário local onde moro", disse. O que antes era barreira de entulho e lixo foi transformado em um belo jardim.
O aposentado cuida de tudo sozinho. Irriga as plantas, limpa o terreno, capina e poda. "Fazendo as contas por baixo, já gastei aqui mais de três mil reais, na construção de muros de contenção, de uma escada e de uma rampa de acesso para cadeirantes", revelou Costa.
O idealizador recebe o reconhecimento dos moradores. "Além de ter ficado lindo, esse jardim melhorou demais aqui nossa vida. Antes tudo era feio e para subir e descer era o maior sufoco, sem acesso" comentou a aposentada Rosa Crispim.
Na margem oposta da rodovia, a realidade é bem diferente. A barreira da estrada está tomada por mato que serve de pasto para animais, além de depósito de lixo. É um contraste. "Ele fez o que nenhum prefeito fez aqui pra gente. E tudo sozinho dando uma parcela de contribuição para melhorar um pouco mais a nossa comunidade", ressaltou o comerciante Geraldo Varela.
O trabalho voluntário visa também à uma ação sustentável, porque ele reaproveita pneus velhos, utilizando-os para formar uma escada, e vasos para o plantio de flores. "Quero continuar mantendo o espaço e contar com o apoio dos moradores para que o belo jardim continue embelezando o bairro Patos", disse Juciê Costa, que não pensa em parar. "Vou trabalhar aqui até quando Deus permitir".

O exemplo do aposentado pode ser seguido. É um trabalho voluntário em favor do meio ambiente, da comunidade. "A nossa cidade é a nossa casa, mas muitos não cuidam bem do espaço comum, público, jogam lixo e fazem até depredações. Falta em nós brasileiros esse espírito de serviço voluntário", observa o professor Carlos Rocha.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares