O bloco “A véia debaixo da cama” abre nesta sexta-feira 05, o carnaval de Várzea Alegre.

Que rompam os tamborins que grite a cuíca, anunciando que o carnaval de Várzea Alegre está chegando. As marchinhas e os frevos serão o carro chefe para comemorar os 40 anos do bloco “A véia debaixo da cama” que promete e muito este ano.

A tradição de quatro décadas surgiu de uma concentração de amigos bebendo no bar do Herculano no Sanharol em um período de carnaval mais precisamente no ano de 1976 quando o saudoso Antão Leandro Bitú pediu para a irmã Marta uma costureira fazer um vestido, trajaram a figura de Zé de Lula como a véia e tudo começou.

Com a morte do criador do bloco Antão Leandro, tempo depois surgiu das pessoas de Lourival Alves Bezerra (Lourival Manga mucha) e Buzuga que deram continuidade a história que por sua vez também foi interrompida no percurso dos anos. Entra então nesses intervalos a pessoa de Luiz Bitú e Anacleto Bezerra que unem forças e não deixam cair a tradição, comemorando o quadragésimo ano do desfile.

O bloco tem como meta principal reunir pessoas de todas as classes sociais, cores e raças com ou sem poderes aquisitivos, o importante é levar as pessoas as ruas com intuito de diversão. Pode vestir qualquer camisa os homens podem ir até sem camisa desde que carregue a bandeira da paz e da alegria carnavalesca. Até mesmo os abadás de outras agremiações carnavalescas caem na folia da véia.

O bloco tem sido tão importante, que foi a partir do mesmo que surgiu a Mocidade Independente do Sanharol – MIS. Que tem dado muita alegria ao povo do Sanharol e porque não de Várzea Alegre com suas espetaculares apresentações nos carnavais da cidade mais feliz do Brasil.


A concentração do bloco acontecerá na tarde desta sexta-feira 05, com uma feijoada no Bar do Buzuga, e a partir das 17h:30min os envolvidos na alegria da “Véia debaixo da cama” descerão fazendo uma parada na casa da dona Ana Bitú de 104 anos mãe do fundador Antão Leandro passa pela comunidade dos Andrés que também tem influência no bloco por ser uma família de muitos ritimistas e finaliza no Guga’s Bar.

Luiz Bitú colaborador para o texto.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares