VÁRZEA ALEGRE – MANDALA TEM BOM RETORNO DIZ AGRICULTOR.

Cícero Soares Adorno é agricultor do sítio Graiado no distrito de Calabaço que desde o final do ano de 2013 deixou o cultivo de sequeiro como: Arroz, feijão e milho e passou a integrar a um novo projeto denominado de mandala.

A mandala é uma forma diferente de plantação onde o agricultor começa com um tanque em forma de círculo no cento do terreno escolhido para plantação, e neste espaço poderá ser criado: Peixes, patos, ganços, galinhas etc.

Na sequência aparecem novos círculos onde se cultiva: Cheiro verde, pimentão, berinjela, alface, couve dentre outros. Em outros espaços ainda se pode cultivar: Mamoeiros, bananeiras e outras espécies de frutas, verduras e legumes.

O Cícero que fez essa opção hoje está satisfeito com o resultado e feliz na harmonia de trabalhar em família, quando estão no manejo ele a esposa e mais os filhos completando uma equipe de (05) cinco pessoas.  Para ele a vida da família melhorou e muito após passar a trabalhar na mandala, toda produção tem destino certo.

O Cícero além de atender a demanda do próprio distrito vende para as cidades de Várzea Alegre e Granjeiro e ainda comercializa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra feita pelo governo federal para os programas alimentares onde o próprio filho do Cícero consome lá na escola o que produziu e vendeu para o governo através do (PAA).

Para tal desempenho na agricultura em forma de mandala se faz necessário o acompanhamento de um profissional que é contratado pelo município através da secretaria de desenvolvimento agrário e econômico para dar o suporte ideal de manejo.

Aí entra a pessoa do João Alves de Souza Neto técnico agrícola que acompanha o Cícero no dia a dia do seu cultivo. Orientando repassando todas as normas técnicas para uma agricultura saudável já que todo o cultivo é de ordem orgânica.

Um outro suporte vem da parceria da secretaria de agricultura e para o subsecretario Matias Alves a mandala muda totalmente a maneira do agricultor trabalhar quando no município o costume é o sequeiro, e passando para a mandala começa uma nova metodologia de trabalho bem mais eficiente e rentável onde a produção mesmo em grande quantidade tem destino certo.

Quem também aparece na história com muita responsabilidade e falando com propriedade do assunto  é a EMATERCE. Foi ela que no final de 2013 com gerencia do Pedro Bezerra implantou em Várzea Alegre esse projeto do governo do estado que chegou para dar suporte aos interessados.
Na oportunidade (R$ 5.000,00) cinco mil reais eram destinados para a criação de uma mandala. A EMATERCE então, realizou uma semana de capacitação no sítio Caraibas distrito de Canindezinho com profissionais da área onde os que buscaram conhecer o projeto foram assessorados para a criação da mandala que hoje vem sendo fonte de renda para duas famílias em Várzea Alegre.
vamos acompanha entrevista?



Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares