MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE ADERE AO SISAN


Na manhã desta quinta-feira, 21 de maio de 2015, no auditório da Secretaria de Assistência Social Segurança Alimentar e do Trabalho, aconteceu a reunião ampliada com caráter de Conferência para a adesão do município de Várzea Alegre ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, implantação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN e Conselho Municipal de Segurança Alimentar – COMSEA com fulcro na Lei 11.346/2006, Decreto nº 7.272/2010 e Resolução CD/FNDE nº 26 de 17 de junho de 2013.
O evento foi aberto pelo Prefeito Francisco Vanderlei de Sousa Freire e organizado pela Secretária de Assistência Social Segurança Alimentar e do Trabalho, Maria Valdinete e Silva, e, desagua no marco regulatório da Política Municipal do SAN – PMSAN, e coaduna com o Plano Municipal do SAN – PLANSAN e Lei Orgânica do SAN – LOSAN.
Desde 2003, o Brasil trilha caminho que direciona ao salto da escala de País que apresentava elevado índice da população que se encontrava abaixo da linha de pobreza onde o IDH é insignificante e a renda per capta era inferior a R$ 70,00.
Atualmente, o Brasil apresenta um elevado crescimento na renda das famílias e com isso, houve um grande fluxo da classe pobre para a classe média, todo esse avanço é derivado das políticas nacionais voltadas para o Direito Humano a Alimentação Adequada – DHAA. Para que todos tenham essa mesma garantia se faz necessário a adesão dos município ao SISAN, exatamente o que Várzea Alegre fez hoje.
As garantias voltadas para os seguintes subsídios reparadores: garantia a água potável; garantia a Terra; garantia a alimentação adequada e garantia a educação.
Para que este evento acontecesse precisava de pessoas capacitadas e capazes de dirimir quaisquer dúvidas participantes, sociedade civil organizada, agricultores e gestores e/ou integrantes do setor público. Palestrantes: Ana Raquel de Souza – Nutricionista; Laércio Morais Msc. Geografia e ambiente; Cícero Isidoro, técnico da DAS de Várzea Alegre; Damião Ferreira da Silva, técnico da Secretaria de Educação local; Pedro Roque, Serviços Sociais e Gilmara Andrea, Serviços Sociais, estes últimos atuaram na condição de facilitadores.
Reportagem e Imagem de Damião Ferreira.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares