LITORAL LESTE Festival Internacional de Teatro de Rua reuniu 160 grupos em Aracati

Festival reuniu centenas de pessoas durante os quatro dias de espetáculos. O evento tornou-se uma das maiores referências teatrais do Interior
Aracati. Quem esteve neste município do Litoral Leste no fim de semana pode acompanhar um vasto roteiro de espetáculos promovido pelo Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), no 10º Festival Internacional de Teatro de Rua de Aracati (Festmar).
Foram quatro dias de apresentações de espetáculos nacionais e internacionais que encantaram o público e movimentaram diversos pontos da cidade, do Centro Histórico ao Litoral.
O evento teve encerramento ontem com a participação de centenas de artistas. Ao todo, foram 28 espetáculos apresentados, representando grupos e companhia de teatro dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e do Distrito Federal. O evento também contou com espetáculos da Argentina e Moçambique, da África.
Três continentes
Os espetáculos foram selecionados entre os mais de 160 grupos, de três continentes, que se inscreveram para disputar uma vaga no festival. Os mais de 300 artistas que estiveram em Aracati, no período do Festival, lotaram a rede hoteleira da cidade e fizeram quatro dias de muita cultura popular, com muito teatro de rua e muita agitação nos espaços públicos municipais.
O teatro cearense foi representado por seis grupos e companhias de teatro. A cultura popular esteve representada também pelo Maracatu Nação Tremembé de Aracatiaçu, de Sobral, que desfilou o maracatu em cortejo pelas ruas de Aracati.
Os cânticos no cortejo falam da história dos afro brasileiros e da cultura local. O teatro local também se fez presente, com a participação do Grupo Teatral Gênesis, de Aracati, com o espetáculo "Juleu e Romieta", uma adaptação obra prima de shakespeareana Romeu e Julieta envolvendo a temática sobre drogas.
O espetáculo trouxe um tema sério, mas sem deixar o bom humor sair de cena. Entre os estrangeiros participantes, a Cia. Latin Duo de Rosário, município da província de Santa Fé, na Argentina, trouxe para a rua o espetáculo "Se desconcierta el concierto", uma junção de costumes argentinos e peruanos que resultou em um espetáculo de humor, malabarismo, acrobacias, equilíbrio e música.
Origens
A história gira em torno da relação de uma palhaça e um malabarista, que interagem e compartilham de suas alegrias. Surgido em 1999, a partir de uma ideia do Professor Tinoco Luna, o Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB) e tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem.
O festival conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Aracati. O 10º FESTMAR, contou com o apoio cultural do Diário do Nordeste e, atualmente, constitui-se na melhor opção para as férias do mês de julho em todo o paradisíaco litoral cearense, ao mesmo tempo em que consolida, em 2014, seu status de referência internacional para o congraçamento, a troca de experiências, encontro e apresentações de artistas populares de todo o mundo.
Mais informações:
Festival Internacional de Teatro de Rua (Festmar)
Casa de Cultura, Rua Grande
Centro de Aracati
Telefone: (88) 9964-8649

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares