CENTENÁRIO DO POETA POPULAR RAIMUNDO LUCAS “BIDIM”

O centenário de Raimundo Lucas “Bidim”, celebrado nesta segunda-feira, 28, foi lembrado pelo secretário de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Milton Bezerra, e pelo radialista e poeta Cláudio Sousa, que foram ao programa radiofônico, Jornal da Cultura, noticioso da Rádio Cultura de Várzea Alegre para expressarem a notoriedade do poeta que brincou com os versos, tratou de questões sociais e políticas e mereceu elogios do grande mestre e poeta do sertão, Patativa do Assaré. Para marcar essa importante passagem, publicamos a biografia do “Diamante Negro” de Várzea Alegre, escrita pela renomada professora Liduina Sousa. 
BIDIM – POESIA POPULAR
Raimundo Lucas “Bidim” nasceu em Várzea Alegre, na localidade do Sítio Chico, no dia 28 de julho de 1914. Filho de Lucas Francisco de Oliveira e Josefa Lucas de Lima, oriundo de uma família humilde, Bidim começara a estudar apenas aos sete anos de idade, tendo de conciliar as atividades escolares com os tratos culturais da lavoura, razão pela qual sua formação educacional fora prematuramente interrompida, apesar de garantir-lhe a leitura e a escrita, ferramentas essenciais para que a partir de então Bidim pudesse exercitar sua prolífica e generosa intuição poética.
Uma vez alfabetizado, Bidim começaria a escrever poesias já aos oito anos de idade. A morte do pai, ocorrida dois anos depois, viria-lhe acarretar, além de um grande abalo emocional, a incumbência de, na condição de primogênito, prover financeiramente a sua família, constituída pela mãe e por cinco irmãos menores. A poesia, de certo modo, passaria a constituir-se como um lenitivo para os dias de angústia e sofrimento. Passada aquela fase, Bidim viria a casar-se com Maria Luiza Lucas, tendo com esta quatro filhos: Antonieta Maria de Oliveira, Francisca Socorro de Oliveira, Marcos Antônio de Oliveira e José Irapuã de Oliveira.
A arte poética deu-lhe notoriedade e prestígio, e assim o nobre poeta varzealegrense passaria a ser requisitado para apresentações públicas em diversas localidades, onde, com muita segurança e propriedade, travou “desafios” memoráveis com os mais renomados poetas de sua geração. A repentina “celebridade” levaria Bidim a considerar a possibilidade de ingressar na vida pública. Postulando uma vaga à Câmara Municipal de sua cidade, no ano de 1966, Bidim no entanto não obteria sucesso. Voltaria a candidatar-se em 1982, amealhando outra decepcionante performance. Todavia, foi por meio da atividade sindical, a partir de 1964, que Bidim realizaria o seu intento de desempenhar uma função pública, tendo exercido o cargo de 1º Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, época em que ficou conhecido como Presidente da instituição por desempenhar tão bem a função que lhe fora confiada. Sempre presente na luta em defesa dos trabalhadores, filiou-se ao PT em 22 de março de 1990.
Padecendo há muitos anos de sérios problemas de saúde, Bidim viria a falecer em agosto de 2004. Todavia, a força de sua rica e profícua obra poética asseverou-lhe a imortalidade plena.
Matéria do site varzeaalegre.com

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares